sexta-feira, 23 de março de 2012

Visita ao Grupo de Jovens da cidade de Hortolândia - SP


No dia 17 de março de 2012, alguns membros da fraternidade JUFRA das Chagas/ SP acompanharam os irmãos do Regional da JUFRA SE III, Maria Aparecida Pereira Brito OFS/JUFRA - Subsecretária do distrito I e II; Frei Alexandre Patucci, OFMConv Assistente Espiritual em uma visita aos jovens da Comunidade São Francisco de Assis da cidade de Hortolândia – SP. Também contamos com a presença da Irmã Franciscana Missionária de Assis - Paula Secco.

O encontro foi conduzido pela Maria Aparecida e estavam presentes cerca de 25 jovens, entre membros do grupo e convidados. Após a oração inicial, fez uma breve apresentação e acolhida com um canto de paz e bem. Em seguida comentou a iniciativa da Beatriz Nascimento, membro do grupo, que entrou em contato através da internet falando do interesse que o grupo tinha em conhecer mais sobre a Juventude Franciscana.


Em seguida, conversamos um pouco sobre o Grupo de Jovens, este que é formado por cerca de 10 integrantes, falamos de como era os encontros, a frequência em que se reuniam, suas atividades... 


Após, Maria Aparecida fez uma pequena introdução sobre a vida de São Francisco e em seguida assistimos a um vídeo com o título Quem é Francisco de Assis? Mostrando os momentos mais marcantes na vida deste Santo. Após, cada um foi chamado a partilhar sobre o que mais chamou a atenção no vídeo.
Frei Alexandre e a irmã Maria Aparecida, comentaram também sobre as ordens criadas por Francisco: 1ª – Ordem dos Frades Menores; 2ª – Ordem de Santa Clara ou Clarissas; 3ª – Ordem Franciscana Secular. 


Falando um pouco sobre a JUFRA que comemora seus 40 anos no Brasil e no mundo com mais de 60 anos; que esta intimamente ligada a OFS e faz parte da grande família franciscana. "Somos jovens como qualquer outro, na família, que estuda, trabalha, se diverte, mas buscam algo mais, um ideal de vida: viver em fraternidade o Santo Evangelho seguindo o exemplo de Francisco de Assis."


Logo em seguida, foi realizada uma dinâmica, onde a confiança no próximo era o essencial para mantermos “em pé” e sentirmos mais fortes e seguros - relacionando com a vivência em uma verdadeira fraternidade.

Com uma surpresa agradável os membros do grupo de jovens apresentaram uma letra de música que eles mesmos comporam:
“FOI DO NADA UMA VONTADE QUE VEIO DE DENTRO
DE QUE OS NOSSOS SONHOS NÃO SEJAM JOGADOS AO VENTO
E ENTÃO DECIDIMOS MUDAR E O MUNDO MELHORAR
COM OS JOVENS EM AÇÃO DECIDIMOS CRIAR 
UM GRUPO DE JOVENS E ASSIM AJUDAR
E HOJE ESTAMOS AQUI NOS SOMOS O JUFRA


REFRÃO: EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR
E O NOSSO GRUPO ABENÇOAR
E CADA DIA MAIS CRESCER NA FÉ"
(parte da letra composta por membros do grupo de jovens)



Antes de encerrar este belo encontro, foi entregue ao Grupo algumas lembranças a Carta de Guaratinguetá – A Jufra que queremos ser;  a cruz de São Damião e 2  livros: São Francisco de Assis – O Santo da Paz e do Bem; e Santo Antônio – Vamos conhecer a vida de um grande Santo.

Encerramos nosso encontro cantando a oração de S. Francisco, agradecendo a acolhida, convidando-os a conhecer mais esse carisma de ser jovem franciscano e já pensando em uma próxima visita a Hortolândia. 

 


Para finalizar o dia com chave de ouro visitamos a casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis que fica próximo a comunidade.


Fraternalmente!!

Palloma Suellem da Silva Santos
Subsecretária de Comunicação, Escrituração e Arquivo
Jufra das Chagas - SP

Maria Aparecida Brito, ofs/jufra
Subsecretária do Distrito I e II
REGIONAL JUFRA SP
ACESSE MAIS FOTOS NO FACEBOOK





Nenhum comentário:

Postar um comentário